Sociedade

Economia

Inflação vai diminuir poder de compra

O regresso da inflação devido aos custos da energia está a fazer disparar os preços de muitos produtos e põe em risco, uma vez mais, o poder de compra dos trabalhadores. As atualizações salariais não devem ser suficientes para a subida num país em constante quebra na capacidade de adquirir bens e serviços.

A taxa de inflação em Portugal tem apresentado uma tendência de aceleração e atingiu em novembro os 2,6%. No último mês, subiu para 2,8%. Só na Alemanha, o índice de preços no consumidor chegou aos 6% em novembro. Em Espanha, ficou acima dos 5%. Na zona euro, a subida da inflação superou as expetativas do mercado e cifrou-se nos 4,9%. É provável que aproveite esta tendência para rever as taxas de juro e seguir a decisão do Banco de Inglaterra e da Reserva Federal dos Estados Unidos.

O instituto português de estatística apontou, segundo a Lusa, que, relativamente aos últimos 12 meses, se estima uma variação média de 1,3%. Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 1,8%, tendo aumentado face aos 1,7% verificados no mês anterior. “Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 11,2% (14,1% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 3,2% (0,8% em novembro)”, indicou o instituto. Face ao mês anterior, a variação do IPC terá sido nula (0,4% em novembro de 2021 e -0,1% em dezembro de 2020). O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,8%, contra 2,6% no mês anterior.

A subida da inflação não afeta apenas o preço dos produtos básicos que compramos. Representa um risco real para as famílias, confrontadas com um cenário em que o crédito bancário para a aquisição de casa pode aumentar e, com isso, também a pressão sobre o orçamento doméstico. Em Portugal, quase 70% das casas são compradas a crédito.

Artigos Relacionados