Sociedade

1.º de Maio

O 1.º de Maio em Lisboa: começou assim, em 1890

O primeiro 1.º de Maio em Portugal começou junto ao túmulo de José Fontana. Fora do cemitério aguardava uma força de cavalaria e dentro havia 80 polícias.

José Fontana

Interrompido e assediado pela polícia.

Foi assim que o dia internacional da classe trabalhadora começou a ser vivido na cidade de Lisboa.

O ano era 1890. Vigorava o regime da monarquia liberal…

José Fontana

As comemorações arrancaram ao início da tarde, no Cemitério dos Prazeres. Junto ao túmulo de José Fontana.

Afinal, é uma data de luta e de festa, mas também de memória.

Evoca uma greve no dia 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos da América. A qual acabou brutalmente reprimida pela polícia, com alguns dos seus organizadores a serem condenados à morte e executados. Num processo judicial forjado, que seria anulado anos depois.

Quanto a Fontana, é como que o “pai fundador” do movimento operário e sindical em Portugal. Sobretudo pelo seu papel na «Fraternidade Operária», que foi um primeiro protótipo de central sindical neste país (em 1872).

Fontana foi também um dos responsáveis pela primeira edição portuguesa do Manifesto Comunista, em 1873. E foi um dos raros portugueses que se corresponderam directamente com Karl Marx e Friedrich Engels.

Uma vida “muito grande”

Segundo diferentes jornais “burgueses”, compareceram cerca de três mil manifestantes.

Eram aguardados por uma força de cavalaria à porta do cemitério, e mais uns 80 polícias lá dentro, com dois chefes de esquadra junto ao túmulo.

Depois da colocação de flores e de um momento de silêncio, um dos organizadores começou a discursar. Era Luís Figueiredo, do jornal «Protesto Operário».

Referiu-se a José Fontana e aos serviços que este prestou à “causa do proletariado”. Disse que a manifestação junto ao seu túmulo “era o cumprimento de um dever de justiça”. Naquele dia, “que em todo o mundo o operariado se levanta”.

O povo começou a aplaudir. Mas “logo” um dos chefes de polícia “intimou o orador a calar-se por ter falado em política”.

O povo apoiou Figueiredo com mais palmas.

O outro chefe de polícia intimou para cessarem os aplausos.

Um segundo militante operário, Luís de Judicibus, pediu ao povo que lhe consentisse dizer duas palavras sobre José Fontana. Mas “apenas citou uma frase de Fontana, logo um dos tais chefes bradou:

– Restrinja-se!

– Eu restrinjo-me, senhor. Vou só falar da vida de Fontana.

– A vida de Fontana é muito grande, faz favor de acabar.”

Posto isto, foi dada ordem de dispersar, por um comissário de polícia “que à frente de um grosso piquete de guardas apareceu na ocasião” [O Século, 02.05.1890, pág. 1].

Comício clandestino

À romagem ao cemitério devia suceder-se um comício de rua. Mas foi proibido pelo governador civil, com o argumento de que “o local designado para a reunião era a rua Vitor Hugo, e a lei não permitir comícios em ruas públicas”.

Porém, ao final da tarde, “um grupo de 100 operários” regressou ao cemitério. E ali fizeram os seus discursos junto ao túmulo de Fontana. Terão sido “levantados vivas à classe operária, à solidariedade dos povos, e à República Social”.

Tal rebeldia chegou rápido aos ouvidos da polícia. A qual “acudiu desordenadamente, esbaforida, mas quando chegou… era já tarde” [ibidem].

No dia seguinte, pesou outra forma de repressão: dezenas de trabalhadores foram despedidos por terem participado no 1º de Maio. Nomeadamente no setor da construção civil.

Na altura, os trabalhadores não tinham direito a esse feriado. Participar no 1º de Maio era uma forma de greve.

Que não cedesse a sala

Para a noite do 1º de Maio de 1890, estava também anunciada uma reunião operária para debater e organizar a luta pelo horário de trabalho.

Um senhor comissário de polícia “mandou chamar a dona da casa […], a fim de instar com ela para que não cedesse a sala, porque era para uma reunião de republicanos e socialistas, que o que queriam era roubá-la, e não sabemos que outras mais coisas idênticas”…

Mas a reunião fez-se. Falou-se até que teriam estado “presentes uns 800 operários” [ibidem].

Dias depois realizou-se enfim um comício, no qual foi aprovada uma petição ao parlamento. A principal reivindicação era a redução do horário de trabalho para oito horas diárias.

A coisa não foi lá com uma petição…

Mas foi uma etapa inicial, que abriu caminho às lutas coletivas que conquistaram esse direito.

Um balanço crítico

Cerca de quarenta anos depois, o anarco-sindicalista Manuel Joaquim de Sousa analisou a fase inicial das comemorações do 1º Maio em Portugal, antes de serem proibidas pela ditadura de Salazar.

Com a experiência de ter sido secretário-geral da CGT sob a 1ª República, Sousa era muito crítico dos aspectos festivos do 1º de Maio.

Por isso mesmo é significativo quando afirma: “seríamos injustos se calássemos os bons efeitos da manifestação do 1º de Maio”.

A seu ver, “tal manifestação deu um certo incremento à organização de muitas classes operárias, especialmente na província”.

Pois “o calor das ideias internacionalistas de emancipação humana, espalhadas, melhor ou pior, nos comícios e sessões de propaganda em todos os dias 1º de Maio, empolgava as massas sequiosas de justiça”.

Segundo Manuel Joaquim de Sousa, “mesmo degenerando em «Festa do Trabalho», essa manifestação constituiu nos primeiros tempos um estimulante para as classes apáticas, cuja atenção só despertava ao som da banda musical, dos foguetes e dos cortejos”.

E, “sob o ponto de vista orgânico, essa manifestação teve benéficos efeitos. […] a demonstração está na existência dos velhos sindicatos, cuja maior parte se organizou e estabilizou nos anos posteriores a 1890” [Manuel Joaquim de Sousa (1931), O sindicalismo em Portugal, págs. 59/61].

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