Estamos em período de férias, mas a nossa atividade prossegue, apesar de ainda com algumas limitações devido à situação de pandemia, que felizmente parece começar a ceder. Vivemos ao longo do último ano e meio um período algo conturbado, com muitas incertezas, mas em que não é demais enaltecer a capacidade demonstrada pel’A Voz do Operário, pelos seus trabalhadores, para que tenhamos dado a melhor resposta, dentro dos naturais condicionalismos.

Este ano de 2021 começou de uma forma muita limitativa da nossa atividade, com o pico da pandemia a fazer-se sentir no nosso país, com efeitos severos sobre a população, designadamente em termos de mortalidade, situação que seria muito pior não fora a resposta do Serviço Nacional de Saúde, apesar do desinvestimento que o mesmo sofreu devido à política de direita, mas ainda assim não deixou de ser o pilar determinante no conter de efeitos bem mais perniciosos. O reforço do investimento no Serviço Nacional de Saúde, é por isso um imperativo nacional.

Em janeiro tomaram posse os Órgãos Sociais d’A Voz do Operário para o mandato 2021-2024, cuja cerimónia se efetuou por videoconferência com a participação de muitos sócios e amigos.

A atividade letiva presencial, voltou a ser suspensa, mas tudo fizemos para que as nossas crianças, nos vários níveis de ensino, continuassem a ser acompanhadas, até que paulatinamente se foi retomando a frequência presencial, de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Recorremos de novo ao layoff, garantindo sempre o pagamento na íntegra dos salários dos nossos trabalhadores.

Comemorámos o 138º aniversário d’A Voz do Operário, no próprio dia 13 de fevereiro numa sessão por videoconferência que contou com a participação de várias centenas de sócios e de trabalhadores da Instituição e depois em maio numa sessão solene já presencial, onde homenageámos a resistente antifascista Conceição Matos, em reconhecimento de uma vida inteiramente dedicada às causas dos trabalhadores e do povo português. Foi uma sessão muito pariticapada, com o nosso Salão de Festas cheio de sócios e amigos e repleto de emoção, carinho e fraternidade, numa cerimónia plena de significado. É uma grande honra termos Conceição Matos como Sócia Honorária d’A Voz do Operário.

Na área social, mantivemos em pleno as atividades de apoio domiciliário, reforçamos a atividade do nosso refeitório social, ao mesmo tempo que foi facultada refeição nas suas residências aos utentes do Centro de Convívio.

As atividades associativas foram naturalmente das mais afetadas pelos condicionalismos legais e sanitários, mas mesmo assim desenvolvemos algumas iniciativas, designadamente no nosso retiro o Beco de Lisboa, onde por altura dos santos populares, cumprindo todas as normas de segurança, tivemos sardinhas e outros petiscos típicos do verão alfacinha, num reservado espaço ao ar livre, que contou igualmente com a projeção em ecran gigante de espetáculos e outros eventos.

Por proposta da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, A Voz do Operário foi agraciada pela Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura Recreio e Desporto, com o galardão de Reconhecimento e Mérito “por tudo o que tem feito ao longo dos anos, inclusivé durante o estado de emergência de 2020 e 2021 em que nunca parou as suas atividades, designadamente o fornecimento de alimentação e outros apoios aos mais desfavorecidos”.

Neste período de férias, apesar dos constrangimentos sanitários, prosseguiram as nossas atividades, incluindo a ida organizada de crianças e jovens à praia e os serviços de alimentação e apoio prestados a Juntas de Freguesia de Lisboa.

Preparou-se o novo ano letivo, tendo as inscrições para todos os níveis: creche, pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo, registado apesar de tudo um bom volume, havendo várias valências esgotadas e com lista de espera.

Mesmo assim, ainda restam umas tantas vagas, pelo que todos os sócios e amigos que tenham crianças em condições de frequentar os nossos equipamentos devem contactar os serviços para averiguar da possibilidade da sua matrícula n’A Voz do Operário. 

Após mais um ano de muito trabalho, cá estão de novo as férias, bem merecidas por todos, fazendo votos de que para além de muito boas, sejam igualmente retemperadoras.

Artigos Relacionados