Cultura

Sugestões Culturais

Sugestões culturais

A Era do Capitalismo da Vigilância Shoshana Zuboff

A socióloga norte-americana revela-nos aquilo a que chama «capitalismo da vigilância», um projeto global de modicação do comportamento que ameaça transformar a natureza humana no século XXI, do mesmo modo que o capitalismo industrial alterou o mundo natural do século XX. Zuboff analisa as consequências do capitalismo da vigilância que se expandiu de Silicon Valley aos mais diferentes setores da economia atual.


Taleguinho

Os músicos Catarina Moura (Brigada Victor Jara) e Luís Pedro Madeira (Pensão Flôr) lançam o primeiro álbum em dupla dedicado aos mais novas, que decorre de um espetáculo ao vivo, que se revelou ideal para todas as idades, e que buscou proporcionar o contacto com a música tradicional portuguesa, através de um alinhamento que inclui canções, histórias e lengalengas, contadas e cantadas.

Ciclo in memoriam Sean Connery Cinemateca

Desaparecido em outubro passado, aos 90 anos, não foi só um dos mais populares atores do último meio século, foi também um ator que conservou essa popularidade durante muito mais tempo do que é habitual. É evocado neste programa, com destaque para alguns dos filmes semi-esquecidos em que participou, como Robin and Marian, The Wind and the Lion ou The Offence.

Arquitetura do Bacalhau Exposição

Para ampliar as hipóteses abertas pela exposição O Mar É a Nossa Terra, o CCB/ Garagem Sul está a organizar um debate em que aproxima as culturas da pesca e do ambiente construído entre Portugal e a Noruega, procurando compreender como as cidades e os territórios portuários de Portugal e da Noruega se transformaram em função das práticas de pesca e do impacto da atividade humana nos ecossistemas marinhos.

Artigos Relacionados