Local

Coletividades

Casa do Alentejo recebe apoio da Câmara de Lisboa

A Câmara de Lisboa aprovou apoio financeiro de 187 mil euros à Casa do Alentejo, que estava em risco de encerrar. O apoio enquadra-se no Fundo de Emergência Social da autarquia que garante apoios a organizações sem fins lucrativos em dificuldades financeiras.

O decréscimo de atividade provocado pela pandemia deixou o icónico espaço em sérias dificuldades.

Há cerca de um mês, o presidente da associação que gere a Casa do Alentejo disse à Lusa que se está a “fazer tudo” para não fechar em 2021 e pediu “discriminação positiva” nos apoios do Estado. João Proença explicou na ocasião que, devido à pandemia de Covid-19, a “vertente da gastronomia”, responsável pelas receitas do restaurante e do bar, está “completamente parada”.

“O prolongamento da pandemia deixou a instituição na iminência de entrar em 2021 “com uma situação ainda muito precária”, salientou João Proença à Lusa, defendendo que é necessário o Estado apoiar uma entidade que tem “os impostos e tudo em dia” e que contribui com “receitas para o Orçamento do país”.

A Casa do Alentejo, fundada em 1923, é uma associação que, segundo a sua página oficial na internet, contribui para a “dinamização, promoção e preservação da cultura alentejana” na Área Metropolitana de Lisboa, atuando como um “espaço cultural polivalente” onde acolhe várias vertentes como apresentações de livros, sessões de poesia, conferências temáticas e semanas dedicadas aos concelhos do Alentejo, entre outras atividades.

Com a revolução de 25 de abril de 1974, a Casa do Alentejo, que era um espaço exclusivo, torna-se aberta a todos.

Situada num palácio do século XVII, na Rua das Portas de Santo Antão, na baixa de Lisboa, a Casa do Alentejo tornou-se num espaço de referência cultural e gastronómica da região alentejana na capital, no qual se destacam o seu restaurante, a taberna típica e o Espaço Alentejo, onde decorrem as várias atividades culturais apoiadas pela associação.

Artigos Relacionados