Local

Trabalho

Assembleia Municipal chumba pesar por morte em acidente laboral

A polémica estalou na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira quando a maioria dos deputados inviabilizou um voto de pesar apresentado pelos eleitos pela CDU pela morte de Luís Grilo, trabalhador dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira num acidente de trabalho. A proposta dirigia condolências à família, colegas e amigos da vítima e recordava a necessidade de erradicar este tipo de acidentes através da formação e de equipamentos de proteção, entre outras medidas, e sublinhava a responsabilidade dos SMAS no apoio à família. O voto de pesar pela morte de Luís Grilo enquanto trabalhava para a autarquia foi chumbado com os votos contra do PS, da coligação PSD/CDS-PP, de dois deputados independentes e a abstenção do BE. Só os eleitos da CDU e o PAN votaram favoravelmente.

A história remonta a 22 de julho quando Luís Grilo teve um grave acidente de trabalho enquanto exercia as suas funções. Nesse dia, a vítima, com cerca de 50 anos, recolhia água para análise de um reservatório em Alverca.

De acordo com o meio regional, tratava-se de um trabalhador experiente e foi a primeira vez que uma situação deste tipo aconteceu naqueles serviços. A vítima estava consciente apesar das múltiplas queimaduras e teve de ser transportada de emergência para o Hospital Universitário de Coimbra através de um helicóptero do INEM. Luís Grilo resistiu a várias operações cirúrgicas mas acabou por morrer a 9 de setembro.

Segundo O Mirante, os bombeiros de Alverca e os médicos do INEM terão dado o seu melhor para salvar e estabilizar Luís logo após o acidente que foi transferido de helicóptero para Coimbra.

Já os SMAS de Vila Franca de Xira anunciaram a abertura de um inquérito, que ainda está a decorrer, para apurar as causas do acidente grave.

Artigos Relacionados