Ciclo de cinema ao ar livre Casa da Achada

Não é exclusivo do mês de agosto, mas com as noites quentes, os filmes ao ar livre, no pátio em frente à Casa da Achada, têm outro encanto. As sessões acontecem segundas-feiras, às 21h30; são antecedidas de apresentação e precedidas de discussão. Em agosto serão exibidos: Fim-de-semana, de Jean Luc Godard (5/6); O Feiticeiro de Oz, de Victor Fleming (12/6), Treblinka, de Sérgio Treffaut (19/6), Laços Eternos, de André Delvaux (26/6). A entrada é gratuita.

Jazz em Agosto 1 a 11 de agosto

“Música para que tudo não fique na mesma. Para que a mudança aconteça”. É este o mote da 36.ª edição do festival da Fundação Calouste Gulbenkian. Buscando as raízes de contestação social e de comprometimento com a dignificação da existência, a programação traz nomes como o guitarrista Marc Ribot, que reuniu um conjunto de canções que batizou de Songs of Resistance e ainda Heroes Are Gang Leaders, Burning Ghosts, Nicole Mitchell ou Ambrose Akinmusire, entre outros. Programação completa no site da instituição.

Visita ao Aqueduto das águas livres Mediante marcação prévia

O Museu da Água (Epal) organiza visitas guiadas a esta ímpar obra de engenharia e arquitetura. O Aqueduto foi construído no século XVIII para resolver o problema de abastecimento de água à cidade de Lisboa, tendo sido a maior obra de engenharia hidráulica do mundo feita na época. Entrada livre até aos 13 anos.

Cyrillo e as “Metamorfoses”, de Ovídio, até 29 setembro

No Museus Nacional de Arte Antiga“- Cyrillo Volkmar Machado (1748- -1823) ilustrou várias passagens das Metamorfoses de Ovídio. Estes desenhos foram incorporados no Museu no início do século xx, provenientes da Academia Real de Belas-Artes de Lisboa, onde tinham entrado em altura indeterminada do século xix, sem terem sido inventariados como uma série. A ideia recente de se tratar de uma série homogénea apenas emergiu após ter sido feita a correta identificação dos diversos temas.”

Artigos Relacionados