Comemoração do 136º aniversário

Comemoração do 136º aniversário

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário celebra no próximo dia 13 de Fevereiro o seu 136º aniversário.

É sobejamente conhecida da grande maioria dos sócios a história da fundação da nossa Instituição, mas nunca é demais salientar que a Voz do Operário foi fundada por operários tabaqueiros com o objetivo de por um lado, sustentar o seu jornal, criado havia pouco mais de 3 anos e promover a instalação de escolas para que os operários e os seus filhos tivessem condições para o ler e por outro, para lutar pela dignificação e melhoria das condições dos trabalhadores.

Nascida em consequência da luta dos operários tabaqueiros contra a grande exploração a que estavam sujeitos, A Voz do Operário tem uma história repleta de sucessos, não só em prol da educação, como no apoio social, na cultura e no desporto, em que, cumprindo os desígnios dos seus fundadores, muitas gerações de dirigentes, sócios e amigos, sempre colocaram a Voz do Operário na linha avançada da defesa dos direitos dos trabalhadores.

A principal comemoração do aniversário está agendada para o dia 23 de Março, na nossa sede, com a realização do Jantar e Sessão Solene, evento a que apelamos à participação dos sócios. 

Integrada na comemoração do aniversário, é tradição proceder à homenagem a uma personalidade de mérito reconhecido, tendo este ano a Direção decidido distinguir Carlos Alberto Vidal, grande amigo da Voz do Operário, em reconhecimento de uma vida inteiramente dedicada à cultura.

Carlos Alberto Vidal tem uma grande ligação à Voz do Operário, não só pela participação em diversos espetáculos, como pela composição de muitas das cantigas que a nossa Marcha Infantil entoou ao longo das três décadas de desfiles.

Temos na memória o maravilhoso espetáculo que Carlos Alberto Vidal ofereceu (em todos os sentidos) às nossas crianças e a toda a gente que encheu o Rossio aquando da comemoração do 132º aniversário em Fevereiro de 2015.

Conhecido pelas crianças e também por todos nós como o “Avô Cantigas”, cedo mostrou a sua veia artística, tendo com apenas 6 anos cantado “A Procissão” numa Festa de Natal dos trabalhadores de uma fábrica na Lousã.

Publicou em 1973 o seu primeiro disco “As Filhas da Tia Anica”, seguindo-se o disco “Bom Dia, Senhor Alberto!” publicado em 1974. 

De entre os muitos trabalhos, elencam-se os álbuns “Changri-Lá” e “Histórias do Corpo Humano” e os singles “Em Mangas de Camisa”, “Chegou O Menino Jesus do Avô Cantigas”, “Planeta Azul” e “Balada de Neve”.

Em 1979 participou com vários temas no I Festival da Nova Canção de Lisboa

Em 1981 participou no programa “Palhaços à Solta” da RTP, obtendo nesse ano grande sucesso com o tema “A Cantiga do Chouriço”. 

O personagem “Avô Cantigas”, um alter-ego do artista, foi criado para o programa “O Passeio dos Alegres” da RTP, tendo gravado o disco “As cantigas do Avô Cantigas”. 

Participou, no programa “Vitaminas“. Cria depois nova personagem com o “Guarda Vidal”. 

Em 2007, como Avô Cantigas, obtém um grande sucesso com ”Fantasminha Brincalhão” com um ano de permanência no top nacional de vendas (vários meses em 1º lugar). “Atchim” foi outro grande sucesso do avô cantigas. 

Em 2011 é lançado um livro e já em 2012 é editado o álbum “É Tão Bom Sonhar”. 

Foi homenageado no ano passado pela Sociedade Portuguesa de Autores, evento em que foi surpreendido com a presença das crianças da Marcha Infantil da Voz do Operário, que o ladearam no palco dando com a sua alegria um significativo colorido a esta homenagem.

Anunciou que está para breve um novo álbum, desta vez para outro público que não as crianças. 

Para além desta homenagem, este evento de comemoração do 136º aniversário constitui igualmente o ponto de partida para a celebração dos 140 anos da fundação do nosso Jornal, com iniciativas agendadas ao longo de todo o ano.

Com estas comemorações, não só enaltecemos a história de uma Instituição com uma vida perene de realizações e intensa na defesa das causas dos trabalhadores, como reforçamos a certeza de que saberemos todos, associados, dirigentes, trabalhadores e amigos, construir um futuro que honre e prossiga o legado da Voz do Operário.

Artigos Relacionados