Para nós, a construção do Projeto Educativo é algo que deve ser levado a cabo com a participação de todos os envolvidos – docentes e não docentes – no sentido da sua apropriação ser algo que vem desde a génese.
Em cada momento de integrar um novo elemento na equipa pedagógica parece-nos fundamental que haja um conhecimento prático e empírico deste projeto, que guia todo o trabalho que fazemos nas escolas A Voz do Operário.
Foi assim que construímos o nosso atual Projeto Educativo, e é desta forma que queremos rever e propor modificações sempre que identificarmos ser pertinente.
Tal como tantas vezes fazemos com os nossos alunos, partimos de uma necessidade do grande grupo, numa discussão conjunta, para o decorrente trabalho em pequenos grupos, ou até individual, aprofundando os temas de acordo com as necessidades de cada grupo ou indivíduo.
Desta vez o grande grupo somos nós, A Voz do Operário, onde juntos pensamos e auscultamos as necessidades de discussão e aprofundamento, de modo a encontrar parceiros que queiram connosco pensar os temas em que ainda temos mais dúvidas ou vontade de saber mais.
Daqui partimos para um ano de trabalho, onde cada um de nós pode dedicar-se mais sobre um ou mais aspetos do nosso Projeto Educativo, com colegas que também tenham os mesmos interesses ou dificuldades, para mais tarde partilhamos num momento conjunto.