Voz

Escolas

Um fim do ano cheio de vida

A imensa participação da grande generalidade de trabalhadores, famílias e crianças nos momentos festivos permitiram que os finais de percurso de alguns, o início das férias de muitos e um “até já” de todos fosse concretizado com sentidos sorrisos e abraços.

Os finais de ano n’A Voz do Operário foram, mais uma vez, um marco de organização, determinação, companheirismo e fraternidade, resultantes de uma cultura de muitas décadas de trabalho virado para a comunidade.

Espaço Educativo da Graça

O Acantonamento do pré-escolar em maio (22 e 23 de maio) foi realizado na Quinta da Escola, em Porto-Mós, com alunos dos 3 aos 6 anos. Também aqui os acantonamentos escolares foram fundamentais para promover a autonomia, o espírito de equipa e o fortalecimento das relações entre alunos e trabalhadores, proporcionando aprendizagens significativas num contexto de partilha e convivência.

O acantonamento do 1.º e 2.º ciclo, realizado entre os dias 23 e 26 de junho no espaço da ACM, em Foz de Arouce, foi uma experiência educativa e social de grande importância para os alunos dos 6 aos 12 anos. Para além de proporcionar momentos de diversão e contacto com a natureza, esta atividade permitiu desenvolver a autonomia, o sentido de responsabilidade, a capacidade de cooperação e a construção de laços de amizade entre colegas. Viver fora do ambiente escolar durante estes dias contribuiu para o crescimento pessoal de cada criança, num contexto de partilha, respeito e aprendizagem através de experiências significativas e memoráveis.

No acantonamento da creche da Graça descascam-se favas.

Entre as atividades desenvolvidas no fim do ano letivo, destaca-se também o piquenique com as famílias da creche e pré-escolar no sábado, dia 28 de junho, no Parque Recreativo do Alto da Serafina. Foi uma excelente oportunidade para fortalecer a parceria entre a escola e as famílias, criando um ambiente de proximidade, partilha e colaboração. Atividades como esta, no Parque Recreativo do Alto da Serafina, permitem que crianças, pais e educadores convivam de forma descontraída, promovendo o sentimento de pertença e reforçando os laços afetivos e comunitários. Ao envolver as famílias nas dinâmicas da escola, contribui-se para o desenvolvimento integral das crianças, valorizando a importância da participação ativa de todos no processo educativo.

Simultaneamente, houve um lanche partilhado e cerimónia de entrega de diplomas dos alunos finalistas de 4.º ano e 6.º ano, no espaço exterior d’ A Voz do Operário, no dia 27 de junho. Foram momentos especialmente significativos, que marcam o fim de uma etapa e celebram o percurso escolar dos alunos. Este encontro valoriza o envolvimento das famílias, da escola e da comunidade, reforçando a importância de celebrar as conquistas em conjunto. É uma oportunidade para reconhecer o esforço, o crescimento e as aprendizagens, proporcionando um momento de partilha, alegria e gratidão entre alunos, professores, colegas e familiares. Também se juntaram a esta festa todas as famílias e alunos dos restantes anos do 1.º e 2.º ciclo.

Espaços Educativos da Ajuda

Na Creche da Ajuda, como habitual, uma imensa participação das famílias no arraial de final de ano encheu o recreio, onde muitas dezenas de adultos se adaptaram a mesas e cadeiras de crianças, como se de bons gigantes em aldeias amigas se tratassem. Este foi mais um momento de alegria, num lugar onde nenhum canto é estranho. Ver tantos adultos a desfrutar de um espaço que lhes é visivelmente familiar, onde nada carece de indagação, porque tudo é próximo e familiar, é a melhor tradução de um trabalho ligação e proximidade contínuos.

Na calçada da Ajuda, tal como manda tradição, o arraial de final de ano foi organizado pela Associação de Pais que dinamizou toda a gestão da escola, em parceria com trabalhadores e crianças. Desde a música, à venda de senhas, do serviço de entrega à confecção de alimentos e refeições, tudo foi gerido pelos membros da comunidade, sob orientação dos pais que, de forma solidária e amiga, se dedicam a oferecer, a todos, este momento.

Escola da Ajuda visita o Museu do Trabalho, em Setúbal.

Não podíamos deixar de referir o acantonamento, concretizado este ano em Setúbal, pelo 1º ciclo da Ajuda, entre os dias 12 e 14 de Maio. Os jogos de pistas permitiram um melhor conhecimento da cidade, na visita à Casa da Baía aprendeu-se sobre o Sado e a sua fauna, na Mercearia do Troino e no Museu do Trabalho ouviu-se sobre como era o comércio e experimentou-se o processo operário ligado à imensa indústria de Setúbal há muitos anos, e a visita de estudo de barco pelo Sado, houve oportunidade de ver golfinhos roazes em habitat natural e aprender sobre como são e quais os seus comportamentos: tudo foi argila sobre a qual o currículo assentou e as aprendizagens continuaram. 

A sala de pré-escolar da Calçada da Ajuda passou uma noite na escola, com direito a jantar especial e muita animação.

Espaço Educativo Creche da Ilha dos Amores

Festa da creche da Ilha dos Amores.

O 1º piquenique com as famílias da creche da Ilha dos Amores, no Parque Tejo, foi um momento especial de convívio que aproximou a escola das famílias, fortalecendo os laços de confiança e colaboração. Estes encontros informais permitem que crianças, famílias, educadores e auxiliares partilhem experiências fora do contexto habitual da creche, promovendo o diálogo, a partilha e o sentimento de pertença à comunidade educativa. É através de momentos como este que se constroi uma relação mais próxima e significativa, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso das crianças.

Espaço Educativo do Lavradio

O final de ano letivo foi vivido com intensidade, entre comemorações do Mês da Família, passeios finais de ano à Quinta dos Póneis e ao Monte Selvagem, o arraial e idas à praia. O mês de maio dedicado à comemoração da família contou com o desenvolvimento de várias atividades proporcionadas pelos diferentes elementos da equipa pedagógica e em que com afeto se envolveram as famílias e crianças.

Uma das propostas de atividade foi também a organização e construção da decoração para o nosso arraial. O arraial abriu com a presença da Bluey, que fez as maravilhas dos miúdos e dos graúdos. A Bluey, de forma muito simpática, dançou, brincou e tirou muitas fotografias com todos, tendo sido o elemento surpresa para as crianças.

Fim de ano no Lavradio.

Foi um agradável momento de convívio entre a escola, famílias, crianças e comunidade envolvente, tendo sido uma noite de muitas surpresas, onde se inaugurou a cozinha exterior e onde se brincou muito nessa noite de arraial. A comunidade cantou e dançou, fizeram-se bolas de sabão e houve ainda comida e bebida. Esta atividade contou ainda com o simpático grupo musical que pertence à AURPIL, uma associação vizinha da escola e que é composta por alguns familiares de crianças que são e outras foram alunas do espaço educativo. Quem também marcou presença foi o Rancho Folclórico da Lagoa da Palha, que veio dar ainda mais ânimo com a partilha da sua arte, sendo um bonito momento cultural de encerramento. A semana da praia foi mais um dos momentos inesquecíveis deste ano, muita animação, muita brincadeira fora de escola, momentos que ficam na memória.

Espaço Educativo da Baixa da Banheira

Aqui o final de ano letivo contou com uma grande afluência das famílias, num momento de participação ativa em melhoramentos e pinturas na escola. Cada vez mais se sente o envolvimento e a disponibilidade das famílias em apoiarem as ideias de melhoramento e de organização de novos espaços no exterior. Houve ainda o passeio final de ano ao Hello Park, onde toda a escola conseguiu desfrutar de um dia bonito, rodeado de natureza.

Bolas de sabão, no fim de ano da Espaço Educativo do Lavradio.

No dia 6 de junho, celebrou-se o final do ano letivo juntando a equipa educativa, a comunidade, crianças e as famílias. Entre gargalhadas e muita magia, teve lugar um espetáculo de bolhas de sabão “Mult Tiki Taki”, oferecendo assim a possibilidade das famílias e crianças vivenciarem um momento de fruição e entretenimento cultural juntas. Posteriormente, houve ainda jogos tradicionais e um piquenique com muita confraternização à mistura. O ano letivo acabou com uma semana de praia e muitos jogos e brincadeiras com os amigos.

Espaço Educativo do Laranjeiro

Também aqui se vivenciaram momentos muito gratificantes para toda a comunidade escolar. A comemoração da Semana da Família foi um momento com ateliês sensoriais e muita partilha de afetos entre todos.

Os alunos também foram passear à Escola Sem Muros, ao Ateliê da Rita Rovisco, à Quinta da Granja, e os meninos do pré-escolar à Quinta Bambilocas, no Bombarral. Foram sem dúvida momentos muito divertidos, de grande curiosidade, riqueza e partilha.

Laranjeiro foi à quinta.

Algumas salas do pré-escolar fizeram uma noite na escola, com direito a jantar especial, animações musicais e muita brincadeira noturna que culminou numa boa noite de sono e num despertar diferente junto dos amigos.

Para comemorar o final de ano letivo, houve um piquenique no maravilhoso Parque da Paz, onde se partilharam não só iguarias como momentos de dança, de música, de jogos e de muita brincadeira, conversa e convívio entre crianças, famílias e trabalhadores.

Artigos Relacionados