Prossegue a muito bom ritmo a atividade desenvolvida pel’A Voz do Operário, toda ela este ano subordinada às comemorações da Revolução do 25 de Abril.
É também neste âmbito que iremos realizar no próximo dia 10 a 8ª Gala de Fado d’A Voz do Operário.
Desde a sua fundação, que A Voz do Operário mantém uma forte ligação ao Fado, em que inúmeras personalidades do mundo do Fado ajudaram a manter viva esta atividade, através dos muitos espetáculos de Fado realizados nas nossas instalações.
Também o nosso Jornal teve um papel muito importante, designadamente nos primeiros tempos, em que o Fado era encarado como um género musical marginal, abrigando a publicação de artigos de vários fadistas militantes, em defesa do Fado e do seu alinhamento com a causa operária.
Durante o período da ditadura fascista, mesmo com as dificuldades criadas ao Fado, particularmente ao Fado de intervenção, realizaram-se grandes espetáculos n’A Voz do Operário, em que participaram grandes artistas como Beatriz Costa, Berta Cardoso, Alfredo Marceneiro, Lucília do Carmo, Fernando Farinha, Carlos Ramos, Tristão da Silva, Hermínia Silva, Anita Guerreiro, Argentina Santos, Celeste Rodrigues, Esmeralda Amoedo.
Após o 25 de Abril o nosso Salão de Festas foi palco de grandes iniciativas de Fado, com fadistas desde amadores aos mais conceituados, salientando-se que A Voz do Operário esteve envolvida noutro momento marcante da história do Fado, uma vez que o seu espólio constituiu um importante contributo para a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade.
Saliente-se que Carlos do Carmo e Paulo de Carvalho, ambos sócios honorários da Voz do Operário, proporcionaram-nos dois espetáculos memoráveis, a propósito da comemoração de aniversários da Instituição.
Desde 2017 que a indissociável ligação da nossa Instituição ao Fado fica celebrada com a realização anual da Gala de Fado Voz do Operário, que visa promover este género musical como forma de expressão cultural popular, onde são atribuídos prémios – uma estatueta da madrinha da Gala, a grande fadista Maria da Nazaré – reconhecendo personalidades ou instituições ligadas direta ou indiretamente ao Fado, e que são publicamente consideradas e reconhecidas pelo seu mérito, inovação, estilo e importante contributo para o Fado.
Com uma realização anual ininterrupta, a Gala vem granjeado uma notoriedade tal que a projetam como um dos grandes eventos de Fado que se realizam na nossa cidade.
Contando mais uma vez com um elenco de luxo onde iremos premiar artistas de reconhecido valor, com uma íntima ligação ao Fado e à Voz do Operário, saliente-se que este é também um espetáculo solidário, em que os artistas participam de forma voluntária.
Paralelamente prossegue toda a restante atividade, designadamente a educativa, tendo o novo ano letivo arrancado com a abertura de novas salas e o consequente acréscimo do número de crianças a frequentar os nossos sete espaços educativos, num total atual de 1210 crianças.
Também o nosso Apoio Domiciliário tem obtido um acréscimo do número de utentes, sendo atualmente de 45 e com perspetiva de aumentar. Temos igualmente 25 utentes a frequentar o nosso Centro de Convívio.
Vamos realizar no próximo dia 28, a Assembleia Geral para apreciação e votação do Plano de Atividades e Orçamento para 2025, o qual prossegue a linha de rigor com vista a ultrapassar as dificuldades atuais e garantir a sustentabilidade económica d’A Voz do Operário, mantendo a aposta no incremento da atividade e na manutenção da elevada qualidade do serviço prestado, valorizando e rentabilizando o património, prosseguindo a publicação regular do Jornal e outros meios de divulgação, promovendo iniciativas culturais diversificadas e participando ativamente no movimento associativo.
Infelizmente, o apoio público à importantíssima atividade desenvolvida pela Voz do Operário não acompanhou o agravamento dos custos suportados pela Instituição, o que nos acarreta impactos económicos bem negativos e que estamos a tentar debelar, com o contributo de todos, por forma a prosseguir o insubstituível projeto d’A Voz do Operário.