Opinião

Presidente

Participação d’A Voz do Operário nas Festas Populares de Lisboa

Como sempre acontece, voltámos a contar com muitas dezenas de voluntários que se empenharam nos preparativos da marcha e do arraial, onde não faltou a tradicional prova da sardinha, podendo dizer-se que tudo está a postos para que venha a correr pelo melhor.

A nossa Marcha Infantil, que como sabemos surgiu em 1988, respondendo a um desafio da Câmara Municipal de Lisboa, participando desde então em todas as Festas Populares da Cidade, desfilará este ano com o lema “50 anos do 25 de Abril”.

São seis dezenas de crianças envolvidas na Marcha Infantil, que diariamente prosseguem com todo o entusiasmo os seus ensaios, sob o comando da ensaiadora Sofia Cruz, interiorizando as coreografias para que as marcações saiam na perfeição, decorando as letras e afinando as vozes para as cantigas que vão interpretar, a começar pelo hino da Marcha, que desde o primeiro desfile ecoa “Queremos um dia que não vem no calendário e ser felizes na Voz do Operário”, cujos autores são José Jorge Letria (letra) e Carlos Alberto Moniz (música).

Para dar corpo a este projeto, ano após ano recriado, foi necessário desenvolver muito trabalho, implicando a escolha do tema, o desenhar dos vestuários, conceber dos arcos e restantes apetrechos, pensar a coreografia, escrever as letras e compor as músicas e depois concretizar tudo, com muita costura, de novo sob a orientação de Inês Santos, para além de muita pintura, muito trabalho de carpintaria, de serralharia, muito corte e cola, de modo a que, sob a orientação de Pedro Passarinho, a arte final dos arcos e outros elementos da Marcha tenha ficado magnífica, como poderá ser por todos comprovada nos desfiles.

O figurino da Marcha deste ano é da autoria de Nuno Lopes, sendo os padrinhos Benedita Pereira e Hélder Afonso, enquanto as cantigas (para além do Hino) têm letras elaboradas por Tiago Torres da Silva e Ricardo Dias e músicas de Carlos Alberto Moniz e Carlos Alberto Vidal.

Valeu a pena todo o trabalho realizado, estando tudo ultimado ao mais pequeno pormenor, para que mais uma vez a nossa Marcha Infantil possa encantar e encher-nos de alegria. De entre as atuações previstas estão os desfiles no Pavilhão a 31 de maio e na Avenida na noite de 12 de junho, onde o País inteiro terá de novo oportunidade de desfrutar e apreciar o desempenho das nossas crianças, que tão bem representam e dignificam A Voz do Operário.

Intercalando aqueles desfiles, teremos no dia 10 de junho, no nosso recinto da Sede, o desfile de diversas marchas infantis de coletividades de Lisboa, culminando com as atuações da Marcha Infantil d’A Voz do Operário da marcha de adultos de São Vicente.

Também quanto aos nossos arraiais, estão ultimados todos os aspetos para que de novo sejam um sucesso. Os turnos de trabalho voluntário para os diversos dias estão a ser preenchidos.

O nosso tradicional e muito acolhedor espaço de arraial “O Beco de Lisboa” terá a sua abertura no dia 10 de junho, estando igualmente aberto nas noites de 12, 13, 14 e 15 de junho, bem com nas noites de sexta-feira e sábado seguintes do mês e sempre que Portugal jogue no europeu de futebol, com projeção em écran gigante.

Por outro lado, marcaremos também presença com um stand no arraial do Largo da Graça, com petiscos e bebidas, funcionando todas as noites de 06 a 13 de junho.

Esperamos deste modo proporcionar muito agradáveis momentos de convívio e de confraternização, contando com grande adesão dos sócios e amigos d’A Voz, neste que representa sempre um ponto de reencontro e de fortalecimento da ligação dos sócios à sua Instituição.

São muitos e bons os motivos para que nos possamos juntar neste espaço único e tão acolhedor, num ambiente de intrínseca amizade, em que a par de uma sardinha, uma entremeada e todos os outros bons petiscos, sem esquecer as sobremesas, tudo acompanhado das bebidas a preceito, com muita música, incluindo atuações ao vivo, estando assim reunidos todos os ingredientes para que o nosso arraial repita o sucesso de anos anteriores e seja mais uma vez considerado entre os melhores.

Artigos Relacionados