Voz

50 anos do 25 de Abril

Celebrar meio século da revolução de Abril

Para além das muitas atividades organizadas sobre o 25 de Abril, A Voz do Operário vai participar nas comemorações na noite de 24 na Praça Paiva Couceiro, em Lisboa e, no dia 25, na Avenida da Liberdade.

A Comissão Promotora do 25 de Abril da zona oriental de Lisboa, que A Voz do Operário também integra, juntamente com outras organizações sociais, coletividades e juntas de freguesia, vai realizar no dia 24 de abril, a partir das 19 horas, na Praça Paiva Couceiro, a comemoração dos 50 anos da revolução com um programa diversificado de momentos culturais e de intervenções.

Ao mesmo tempo, está neste momento em curso a exposição itinerante sobre os 50 anos do 25 Abril preparada pelos alunos e equipas pedagógicas dos oito espaços educativos d’ A Voz do Operário, que inclui também, registos e trabalhos desenvolvidos nos últimos 50 anos para comemorar o 25 de Abril. Esta exposição, depois de ter estado patente no Espaço Educativo da Graça, vai agora percorrer todos os demais espaços, até ao próximo mês de junho.

Igualmente, estão agendadas diversas iniciativas, entre palestras, entrevistas e debates, nos vários espaços educativos d’ A Voz do Operário sobre o mesmo tema com a participação de resistentes antifascistas como Conceição Matos, militares de Abril como Batista Alves, a Associação Conquistas da Revolução e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa.

No dia 25 de Abril, A Voz do Operário vai participar no desfile na Avenida da Liberdade e o coro dos alunos do Espaço Educativo da Graça vai integrar a programação do espetáculo agendado para o Rossio. Nos dias 22 e 23 de abril serão dinamizadas várias atividades nos espaços educativos, com o objetivo de mobilizar e preparar a participação da comunidade d’ A Voz do Operário para o desfile do 25 de Abril.

Artigos Relacionados