O espaço educativo do Laranjeiro é uma escola de portas abertas! Onde qualquer criança chega pela mão da família, que a acompanha em permanência durante os primeiros dias dela na escola, fazendo parte das rotinas. 

Este período de adaptação é fulcral para o processo que queremos construir. É aqui que damos início à relação que vamos estabelecendo, onde nos damos a conhecer uns aos outros.

Com o Yaman, também foi assim. Chegou no seu primeiro dia, acompanhado pela mãe, traziam com eles a ansiedade própria de uma primeira vez e em simultâneo a vontade enorme de fazerem parte de tudo o que é nosso. O Yaman precisava de uma escola e a mãe de arranjar um trabalho. Oriundos da Síria, tinham chegado ao Laranjeiro com a ajuda da Cruz Vermelha e agora nós passariamos a ser também a sua casa. Os seus hábitos, a sua cultura são diferentes dos nossos e a importância de serem respeitados dentro das suas diferenças é ponto assente para nós.

As crianças recebem-nos com alguma curiosidade, mas pouco tempo depois, já o envolvem nas suas brincadeiras, com a ajuda da mãe e dos adultos da escola, os primeiros passos são dados.

Quem chega pode contar com uma escola para todos, com a garantia de uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças, independentemente das suas origens, habilidades ou circunstâncias individuais. 

Defendemos a eliminação de barreiras sociais e pedagógicas promovendo a igualdade de oportunidades.

Uma escola inclusiva em creche e pré escolar representa um compromisso com a educação que valoriza e respeita as diferenças, promovendo o desenvolvimento integral de todas as crianças. E é assim que queremos uma escola, onde se valorize a diversidade e reconheça que cada criança é única, com as suas próprias necessidades e potencialidades. Por isso procuramos proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos possam aprender e desenvolver-se  plenamente.

Preocupamo-nos em adaptar as práticas pedagógicas e os recursos disponíveis para responder às necessidades de cada criança. Com a envolvência e a participação ativa da comunidade escolar, incluindo crianças, pais e trabalhadores. Toda essa colaboração é fundamental para criar um ambiente inclusivo e estimulante, onde cada indivíduo se sinta valorizado e tenha a oportunidade de alcançar o seu melhor. Procuramos a promoção da igualdade de oportunidades, valorizando a diversidade e garantindo que cada criança  receba o que  necessita, sendo esta prática um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária.

Equipa Pedagógica do Espaço Educativo do Laranjeiro

Artigos Relacionados