Voz

Educação

O Papel do Psicólogo n’A Voz do Operário

Enquanto psicólogas d’A Voz do Operário, procuramos orientar as nossas práticas numa perspetiva educacional, direcionadas para o desenvolvimento das aprendizagens, sempre em colaboração com toda a comunidade educativa.

O trabalho do psicólogo em contexto escolar deve focar-se na intervenção com todos e investir na prevenção.

Consideramos que trabalhar em constante articulação implica uma clara definição do papel de cada um, num contínuo respeito pela função do outro. Neste sentido, procurámos ouvir alguns agentes educativos, desde a creche ao 1º ciclo, para construirmos esta reflexão. 

Através do olhar da maioria dos docentes, a cooperação com o psicólogo e o diálogo entre as duas áreas, confere-lhes confiança no trabalho que desenvolvem diariamente, pois sentem-se ouvidos e apoiados. Os psicólogos oferecem uma visão diferenciada, objetiva e distanciada, alertando “para aspetos que passam despercebidos no meio da rotina”. Tal permite, não só a existência de momentos de reflexão conjunta promotores de partilha de conhecimentos, estratégias e diferentes formas de pensar, como também o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais imprescindíveis para a prática pedagógica e superação de determinados desafios, relativos às crianças, às famílias e, até mesmo, aos colegas de equipa. Assim, possibilita a compreensão das “diferenças […] e ver para além do óbvio”. 

A presença frequente do psicólogo em sala é sentida como uma mais-valia para o trabalho da escola. O facto de poderem aprender com ele ajuda não só a gerir questões do grupo ao nível das emoções, do comportamento e da aprendizagem, como também a acalmar as suas inseguranças enquanto profissionais. “O que me faz sentido é alguém que possa estar connosco descomprometidamente, sem estar muito preocupado com ter que aplicar testes”.

O impacto que alguns projetos realizados em sala tem nas aprendizagens é valorizado, pois consideram importante as crianças terem oportunidade de exprimir o que sentem num espaço seguro e poderem assim construir uma relação próxima entre si, de empatia e preocupação com o outro. Neste sentido, uma docente de 1º ciclo mencionou a “Roda de Conversas”. Este projeto “(…) surgiu porque nesse ano tinha vários miúdos com questões pessoais e emocionais, mas que depois no grupo fazia uma panela de água a ferver a toda a hora. (…) Eu acho que permitiu aos miúdos criarem uma relação entre grupo muito próxima e especial. Mesmo que eles não fossem grandes amigos lá fora, compreendiam as questões do outro e isso foi muito importante também na relação com a aprendizagem”. Para além disso, valorizam também os projetos realizados com o objetivo de estimular a aprendizagem da leitura e escrita e reforçam a necessidade de termos mais tempo para estar com as crianças, fazer observação e estar presente em diversos momentos com as famílias. 

No trabalho com as famílias, o psicólogo é visto como facilitador “no estreitamento de laços, partilha de informação e estratégias” a definir em conjunto de forma a estarem adequadas às características individuais das crianças, às dinâmicas familiares e ao contexto escolar. A presença do psicólogo nas reuniões entre os docentes e os pais é vista como trazendo segurança e conforto às famílias, principalmente quando há a necessidade de complementar a informação transmitida.

Ainda que o foco do nosso trabalho esteja na colaboração com os agentes educativos que trabalham de forma direta com as crianças, é também essencial que estas conheçam este recurso. Para tal, é necessário que o psicólogo esteja disponível para ouvir e estar verdadeiramente com as crianças no seu dia-a-dia na escola, desenvolvendo com elas uma relação de confiança e proximidade. Acreditamos que só com base nesta estreita relação será possível desenvolver uma prática que abra espaço para que cada criança ou grupo possa, por iniciativa própria, procurar-nos consoante as suas necessidades. Torna-se, então, mais fácil compreendê-las e delinear objetivos de intervenção que as possam ajudar. 

Em suma, a visão do psicólogo em contexto escolar como alguém que apenas trabalha de acordo com as referenciações que recebe, e dirige a sua intervenção exclusivamente neste sentido, sobretudo em gabinete e com um foco mais burocrático, tem vindo a ser desconstruída. Tem sido substituído pelo tempo passado nas salas, construção da relação com os profissionais que trabalham diariamente com as crianças e realização de projetos que estimulam competências fundamentais. O trabalho do psicólogo em contexto escolar deve focar-se na intervenção com todos e investir na prevenção, ao invés da remediação. É motivador perceber que esta evolução que tem vindo a acontecer, e que desejamos que se torne cada vez mais evidente, ficou espelhada nos testemunhos que recolhemos. Destacaram a relação, proximidade, disponibilidade, o tempo passado connosco e em sala como os aspetos mais importantes que os fazem sentir-se muito apoiados, e isso só demonstra que estamos a ir pelo caminho certo. Ainda há muito para evoluir, mas acreditamos que todos juntos chegaremos lá. 

Vanessa Xavier, Raquel Baltazar, Maria Inês Oliveira, Filipa Carqueijeiro, Sara Paulus, Carolina Costa e Mariana Mouquinho, Psicólogas d’A Voz do Operário

Artigos Relacionados