Local

Loures

Câmara de Loures chumba proposta para baixar IMI

PS e PSD que compõem o executivo em Loures foram determinantes no chumbo da proposta que reduziria a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,360.

“O alívio de impostos, mais justo e necessário, passa pela diminuição do IMI”, especialmente num momento em que milhares de agregados familiares do país, e de Loures, que foram sendo empurrados para a contração de empréstimos para a compra de habitação nos últimos anos, “verão os custos associados aos créditos a disparar”, defende a CDU, coligação que junta o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”, em comunicado, segundo a página AbrilAbril.

De acordo com estimativas divulgadas a 24 de novembro pelo Banco de Portugal, a prestação mensal média dos créditos à habitação deve aumentar 92 euros até ao final de 2023. Esta subida representa um aumento superior a 30% face ao que foi pago em 2022. O número de famílias com uma taxa de esforço superior a 40% deverá, portanto, duplicar no próximo ano.

Foi neste sentido que a CDU Loures entendeu propor a redução da taxa de IMI para os munícipes do concelho para 0,364, “como forma de poder ajudar, de facto, uma camada da população, que sofrerá em 2023 um aumento brutal do custo de vida”.

“A CDU entende que a proposta de diminuição em sete milésimas do IMI é uma proposta que, sendo positiva para a população, é comportável no orçamento da Câmara Municipal de Loures para 2023, com uma receita de mais de 200 milhões de euros”, de acordo com o mesmo comunicado.

O executivo PS/PSD, que governa a Câmara Municipal, escolheu, no entanto, poupar o equivalente a 0,15% do orçamento municipal, cerca de 320 mil euros, rejeitando a proposta da CDU.

Artigos Relacionados