Local

Lisboa

Lisboa aprova transporte escolar

Os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa aprovaram, por unanimidade, uma proposta do PCP para a criação de transporte escolar na cidade através da Carris.

A proposta apresentada pelos comunistas foi aprovada por unanimidade e prevê que se inicie de imediato o estudo para a criação deste serviço, “com recursos dedicados e potenciando a integração de serviços existentes, em articulação com os agrupamentos escolares da cidade”. Ainda segundo a proposta, em setembro de 2022, deverá ser implementado um projeto piloto, que inclua estabelecimentos de ensino de pelo menos dois agrupamentos de escolas da cidade. Trata-se de garantir que a deslocação regular entre casa e escola de milhares de crianças e jovens da cidade possa ser assegurado com recurso ao transporte público, substituindo o transporte individual, segundo comunicado do PCP.

“Os transportes públicos assumem uma importância central na promoção de uma mobilidade mais sustentável e menos poluente, contribuindo para um menor volume de emissões de gases e partículas para a atmosfera”, consideram os comunistas. A sua concretização “terá também um impacto positivo no apoio às famílias” e a aposta no transporte coletivo, “no serviço público de transportes, é um imperativo social, ambiental e económico”. 

O PCP refere ainda os resultados do projeto municipal “mãos no ar”, que resultou na auscultação aos alunos dos estabelecimentos de ensino, em 2020, e em que se chegou à conclusão de que “o uso do automóvel nas deslocações para as escolas, em particular no 1º, 2º e 3º ciclo, tinha uma preponderância acentuada”.

Artigos Relacionados