Voz

Voz

Orçamento e Atividades para 2022 aprovados

Na última Assembleia Geral Ordinária d’A Voz do Operário do ano, realizada no dia 18 de novembro, foi aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2022. O documento reflete o regresso faseado à normalidade, apesar de permanecerem algumas situações de contingência devido à covid-19, e aponta para o “reforço da atividade e o esforço para o equilíbrio económico e financeiro”. Neste sentido, o texto destaca o papel dos trabalhadores d’A Voz do Operário e a sua capacidade de resposta para enfrentar novas situações devido à pandemia.

A redução da atividade nalguns casos, segundo o documento, foi compensada pelo acréscimo de outras, designadamente na área social, estimando-se que o volume de receitas atinja em 2021 o montante de 5,6 milhões de euros. Estima-se, agora, que em 2022 o reforço da atividade se traduza em proveitos que possam compensar o acréscimo dos custos.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2022 anuncia nos seus objetivos que pretende apostar “no incremento das atividades letivas e sociais com a manutenção da elevada qualidade do serviço prestado”. A valorização e rentabilização do património, a publicação regular do jornal, a promoção de iniciativas culturais diversificadas e a participação ativa no movimento associativo mantêm-se como prioridades para os sócios d’A Voz do Operário.

Uma das novidades é a atribuição por parte da Câmara Municipal de Lisboa da gestão de mais dois equipamentos educativos, um na Madre de Deus e outro no Parque das Nações, a esta instituição. À espera de estarem concluídos, falta contratualizar a sua cedência por parte do município, bem como proceder ao acordo de cooperação com a Segurança Social.

O 139.º aniversário da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário e a participação nas comemorações do 25 de Abril e do 1.º de Maio são parte do compromisso assumido com a aprovação deste documento. O possível e ansiado regresso das Festas de Lisboa, trará também o regresso do desfile da Marcha Infantil e dos arraiais populares organizados pela instituição.

Outra das atividades agendadas corresponde à 6.ª Gala de Fado cujo êxito das edições anteriores faz antever mais uma grande iniciativa de valorização deste género musical.

No âmbito educativo, entre a extensa proposta aprovada, destaca-se o desenvolvimento da reestruturação das atividades extracurriculares e de prolongamento de horário dos alunos no Espaço Educativo da Graça, onde será desenvolvida uma abordagem de projetos coorganizados entre crianças e adultos. Simultaneamente, também neste espaço, a direção comprometeu-se a estudar a instalação de uma biblioteca e mediateca de suporte aos projetos de aprendizagem. Ainda neste âmbito, serão estudadas formas de renovar os equipamentos tecnológicos utilizados por crianças e adultos para o desenvolvimento do trabalho escolar e vai dar-se a conclusão da renovação da frota para transporte das crianças.

Já no departamento de Ação Social, apesar do panorama de incerteza face à crise pandémica, espera-se o regresso do funcionamento normalizado das diferentes respostas sociais, nomeadamente o Serviço de Apoio Domiciliário, o Centro de Convívio, o Lisboa +55 e o Cabeleireiro Social.

No que diz respeito a outras atividades culturais, A Voz apontou como objetivos celebrar o centenário do nascimento do escritor José Saramago e os 80 anos de Adriano Correia de Oliveira. Simultaneamente, pretende-se programar a projeção regular de cinema através da formação de um grupo de trabalho de sócios que possa realizar estas atividades, também com a colaboração com o Royal Cine. A realização de um roteiro antifascista e a publicação de um livro sobre figuras do sindicalismo com ligação à Voz do Operário integram o leque de propostas aprovadas.

Uma das novidades na comunicação é a criação de um podcast quinzenal através de um apoio ao desenvolvimento digital dos órgãos de comunicação social. Os episódios vão ter como ponto de partida elementos da história d’A Voz do Operário que liguem às questões da atualidade. Para além do formato áudio, o recurso a outras ferramentas digitais complementares, nomeadamente a infografia dinâmica, vídeo e entrevista, fazem parte do projeto. A difusão destes conteúdos será feita com recurso a uma plataforma de streaming e estes serão devidamente adaptados à página do jornal.

Artigos Relacionados