Quando há quatro anos em 2016 foi lançado o projeto “Vintage Football City Tour” (VFCT), na nossa loucura tínhamos as ideias bem claras e um objetivo bem marcado: a divulgação do futebol na sua forma mais pura e tudo isto passava pela valorização de um passado de histórias e estórias de clubes e coletividades e pelo regresso a um convívio saudável para conhecer e acompanhar o futebol amador e popular, o futebol “dos pequeninos” que tem um poço de estórias infinitas. As nossas visitas guiadas foram sempre, até janeiro deste ano, uma descoberta e redescoberta de clubes e agremiações que tiveram um papel importantíssimo não só no movimento futebolístico mas na vida social do seu território, do seu bairro. Disso são exemplos o Operário Futebol Clube de Lisboa, o Vitória Clube Lisboa, o Casa Pia Atlético Clube, o Atlético Clube de Portugal e o Futebol Benfica.

Mas não queríamos “fechar-nos na capital e foi assim que, em janeiro de 2020, uma comitiva de 11 pessoas participou na primeira excursão do VFCT. E foi logo num lugar “mí(s)tico”: Aljustrel, o Alentejo das minas, numa visita para respirar um pouco de história do Sport Clube Mineiro Aljustrelense. O clube, nascido em 1933, como bem testemunha o nome, tem uma ligação estreitíssima com as minas, com aqueles mineiros duramente provados pelo trabalho e pela ditadura nos anos do fascismo. Foi isto que absorvemos nesta excursão.

Aljustrel, minas, lutas dos trabalhadores e clube durante muitos anos eram uma única entidade. Por isso a emoção não deixou de estar presente quando fomos visitar o bairro dos mineiros e o lugar do antigo campo do Vale d´Oca, onde vendo as fotos antigas dos anos 70, descobrimos que o recinto era feito com antigas travessas do caminho-de-ferro em cima das quais estavam escritas as palavras de ordem do 25 de Abril, do PREC, da reforma agrária. Todo um turbilhão de emoções. Há atualmente um projeto para reabilitar o campo e repor essas travessas em homenagem a Aljustrel, ao mineiro e ao Alentejo. E ainda dizem que o futebol é só um jogo.

Artigos Relacionados