Internacional

Fascismo

Especialistas apontam a extrema-direita como a grande ameaça

Se as organizações jihadistas eram vistas até agora nos Estados e na Europa como a grande ameaça, o Centro norte-americano de Estudos Estratégicos e Internacionais aponta a extrema-direita como o grande perigo da atualidade.

De acordo com vários especialistas, com experiência na monitorização de atividades extremistas violentas, o desemprego devido à pandemia, as fracas perspetivas económicas e a disseminação da desinformação através da internet e dos meios de comunicação social poderiam acelerar a radicalização fascista.

“Vemos uma percentagem crescente de conspirações e ataques nos Estados Unidos a passar, nos últimos anos, de motivações jihadistas, cada vez mais, para atividades de extrema-direita”, afirmou Seth Jones, que dirige o Projeto Ameaças Transnacionais no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um think tank sediado em Washington.

Este investigador definiu os extremistas de direita como “entidades subnacionais ou não estatais” com objetivos que poderiam incluir a supremacia étnica ou racial. Podem também ser marcados pela raiva contra políticas específicas como o direito ao aborto, bem como o ódio contra as mulheres, entre outros.

Um relatório do qual foi co-autor registou 14 incidentes terroristas entre 1 de janeiro e 8 de maio. Treze deles foram classificados como de extrema-direita e o outro foi registado como sendo de motivação religiosa, no contexto do jihadismo. Tanto em 2018 como em 2019, os atacantes de direita causaram mais de 90% das mortes relacionadas com o terrorismo nos Estados Unidos.

“Há uma tendência crescente de extremismo de direita no Reino Unido, mas não é tão significativa como o crescente extremismo de direita na América”, disse o Major-General na reforma, Clive Chapman, antigo chefe de contra-terrorismo no Ministério britânico da Defesa. De acordo com Chapman, nas quase duas décadas desde o 11 de setembro de 2001, morreram mais norte-americanos, por adeptos de alguma forma de extremismo de direita do que de qualquer outra ideologia, de acordo com dados compilados pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Artigos Relacionados