Educação

Educação

Mais funcionários, menos violência

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) exige mais funcionários nas escolas e a redução do número de alunos por turma para combater situações de violência e indisciplina. Mário Nogueira acusou o Ministério da Educação de apenas reagir, com afirmações genéricas para repudiar “todas as formas de violência na escola”, depois de ser confrontado pelos jornalistas.

“O que os professores esperavam ouvir do Ministério da Educação, desde logo do ministro era que se afirmasse, sem rodeios, a condenação da violência exercida sobre os professores e que estes merecem e têm de ser respeitados”, declarou o sindicalista citado pelo AbrilAbril.

A Fenprof considera que a solução passa por garantir apoios específicos nas turmas de alunos com necessidades educativas especiais e apoio jurídico aos docentes quando são ameaçados ou agredidos.

A criação de um Observatório para a Violência nas Escolas – com representantes do Ministério, professores, auxiliares, encarregados de educação e alunos, elementos do programa Escola Segura e académicos – é outra das propostas a apresentar no início da legislatura.

Artigos Relacionados