Sociedade

Desporto

Petição exige municipalização do Estádio José Gomes

O anúncio publicado por uma leiloeira em vários jornais, informando a intenção de colocar à venda o antigo estádio do Estrela da Amadora por 6 milhões de euros, motivou petição de adeptos e protesto de vários partidos. Num comunicado aos sócios e simpatizantes, a direção do Clube Desportivo Estrela, que se afirma herdeiro do emblema histórico da Amadora, explicou que o procedimento é da responsabilidade do administrador de insolvência da massa insolvente, mas que está previsto no contrato assinado que a utilização do recinto se mantenha na próxima temporada. Na mensagem, o clube sublinhou que o Estádio José Gomes “é a casa do Estrela e a existência de ambas as realidades é indissociável uma da outra”.

Entretanto, uma petição com mais de 500 assinaturas, até ao fecho desta edição, exige à Câmara Municipal a compra do equipamento desportivo através do exercício do direito de preferência para garantir que “volta a ser definitivamente de todos os amadorenses e a casa do Estrela da Amadora”. O grupo de sócios que lançou o abaixo-assinado na internet apelou à mobilização “de todas as forças vivas da cidade – sócios, adeptos, amadorenses, forças sociais, culturais e políticas”.

No mesmo sentido, os eleitos da CDU nos órgãos da autarquia anunciaram que vão voltar a apresentar uma proposta, já há muito defendida, para que a Câmara Municipal da Amadora promova “negociações com vista à aquisição deste património e de todos estes bens, que há muito já deveria ser municipal, acionando o direito de preferência”, também para garantir a exclusividade daqueles terrenos, como consagra o Plano Diretor Municipal, para uso desportivo.

O PSD foi outro dos partidos que reagiu a nível local afirmando que defende o aproveitamento pela autarquia dos equipamentos desportivos existentes naquela zona como defende a CDU que já propôs anteriormente a criação de uma Cidade do Desporto na Reboleira.

A Câmara Municipal da Amadora é presidida por Carla Tavares, do PS, que detém a maioria absoluta no executivo e na Assembleia Municipal.

Artigos Relacionados