Sociedade

Paz

Seixal recebeu o 4.º Encontro pela Paz

Iniciativa centrou o debate na defesa da paz e na denúncia da militarização.

Com a situação internacional cada vez mais perigosa, várias organizações participaram no 4.º Encontro pela Paz, no Seixal, no dia 31 de maio. A iniciativa teve como lema “Pela Paz, todos não somos demais! Cumprir a Constituição de Abril!” e decorreu em plenário, sendo as organizações e personalidades presentes convidadas a intervir sobre três temas: Paz e Desarmamento, Cultura e Educação para a Paz e Solidariedade e Cooperação.

Estes encontros surgiram por proposta lançada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação sobre a importância de encontrar as respostas mais adequadas para enfrentar as sérias ameaças à paz que continuam a pairar sobre a humanidade. Entre os objetivos, encontram-se a promoção da mobilização e intervenção em defesa da paz e da cooperação internacional e pela rejeição do militarismo, da corrida aos armamentos e da guerra, tendo presentes os princípios inscritos na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas.

Entre as organizações presentes, estiveram o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional, a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, a Federação Nacional de Professores, a Juventude Operária Católica, o Movimento Democrático de Mulheres, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e a Paz no Médio Oriente e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses .

Depois do encontro, os participantes saíram à rua e juntaram-se num desfile pela Baía do Seixal num protesto pela paz.

Artigos Relacionados