Sociedade

Março e a luta das mulheres

8 de Março, dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher invoca uma das mais relevantes lutas deste tempo: a emancipação da mulher, rumo à igualdade.

Maria Lamas (1893-1983). Ilustração de Luís Alves

Em Portugal e no Mundo, as mulheres continuam a estar particularmente vulneráveis a múltiplas formas de violência e desigualdades, na família, na sociedade, no trabalho. Em 2023, as mulheres em Portugal são a maioria dos trabalhadores desempregados, são a maioria dos trabalhadores subempregados. Recebem, em média, menos 13% que os homens para as mesmas funções laborais e, em quadros superiores, esses valores chegam a diferenças de 600€. É sobre as mulheres que mais recai o peso das tarefas familiares e domésticas. É na superação destas desigualdades que reside a possibilidade de um futuro de emancipação. É urgente garantir o direito das mulheres à sua plena realização.

No ano em que se cumprem 50 anos da Revolução de Abril, convocamos o legado de Maria Lamas, uma mulher que dedicou a sua vida à luta em defesa dos direitos das mulheres, das crianças, dos oprimidos, da liberdade, da paz, da democracia, do progresso.

 A direcção d’A Voz do Operário exorta todas as mulheres a participarem deste combate dos nossos dias. Por igualdade na vida, por uma vida plena.  

Artigos Relacionados