Opinião

Voz

Comemoração do 141º Aniversário e homenagem ao Arq. Álvaro Siza Vieira

Foto: José Pedro Rodrigues

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário comemora este mês o seu 141º aniversario, recordando que foi a 13 de fevereiro de 1883 que foi fundada esta prestigiada Instituição.

São mais de 14 décadas de uma vida plena de êxito no cumprimento do desígnio dos seus fundadores, de defesa dos direitos dos trabalhadores, pugnando pela sua dignificação e elevação cultural, com uma história muito rica ao serviço dos sócios e da comunidade.

Num ano em que o povo português comemora os 50 anos do 25 de Abril, a Voz do Operário programou um conjunto de atividades e iniciativas alusivas à Revolução, em que se inclui a comemoração do aniversário.

Tendo a Revolução sido protagonizada pelos militares do MFA, desde logo contou com uma massiva adesão popular, dando sequência ao profundo lastro de luta dos trabalhadores e do povo contra o fascismo.

E para esta luta também teve um importante contributo a Voz do Operário, que nascendo da luta dos operários contra a exploração, sempre esteve do lado daqueles que lutam pela emancipação dos povos, pela liberdade, por uma vida melhor, numa sociedade em que todos tenham as mesmas condições de partida.

Integrada na comemoração do aniversário, a Voz do Operário procede anualmente à homenagem a uma personalidade ou entidade de mérito reconhecido, tendo este ano a Direção decidido distinguir o Arquiteto Álvaro Siza Vieira, figura ímpar na arquitetura nacional e mundial e ao mesmo tempo um grande homem de Abril, com uma muito relevante intervenção cívica.

Álvaro Joaquim Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933. Formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1955, onde também lecionou, tendo reingressado em 1976 como Professor Assistente de “Construção”. Lecionou igualmente na Faculdade de Arquitectura do Porto, na Escola Politécnica de Lausanne, na Universidade de Pensilvânia, na Escola de Los Andes em Bogotá e na Graduate School of Design of Harvard University.

É tão vasta a sua obra que não é comportável elencá-la neste texto, tendo o seu primeiro projeto sido contruído em 1954.

No pós Revolução do 25 de Abril participou no “Serviço de Apoio Ambulatório Local”, organização que procurou ajuda estatal para aliviar as condições precárias de habitação, tendo elaborado os projetos habitacionais da Bouça e São Victor.

A sua intervenção está patente ao longo de todo o nosso país, de norte sul, do interior ao litoral. Das suas realizações, saliento a Casa de Chá-Restaurante Boa Nova, Leça da Palmeira, que é Monumento Nacional desde 2011 (é o único arquiteto vivo com uma obra classificada como Monumento Nacional), o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves no Porto e o Pavilhão de Portugal para a Expo’98.

Mas a sua obra estende-se aos diferentes cantos do planeta, nomeadamente Holanda Espanha, Itália, França, Brasil, Argentina, Cabo Verde, Coreia do Sul, Estados Unidos e México.

Os seus projetos foram igualmente expostos em todo o mundo, num total de exposições que se aproxima da centena, em que para além de praticamente todos os países da Europa, se estendeu às Américas, Ásia e África.

Participou em inúmeros seminários e conferências e em múltiplos concursos internacionais, onde obteve vários primeiros lugares.

Foi galardoado com muitos prémios, tanto em Portugal como no estrangeiro, podendo-se dizer que não há prémio importante que não tenha sido obtido pelo Arquiteto Siza Vieira, designadamente o prémio Pritzker da Fundação Hyatt de Chicago pelo conjunto da sua obra.

A Presidência da República Portuguesa atribuiu-lhe as condecorações de Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e o grau de Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

É Doutor “Honoris Causa” por duas dezenas de universidades nacionais e estrageiras e Membro Honorário de múltiplas instituições.

É uma imensa honra para a Voz do Operário poder passar a contar com um insigne Sócio Honorário com a grandeza do Arquiteto Álvaro Siza Vieira.

A cerimónia ocorrerá no próximo dia 24 de fevereiro, na sede, com a tradicional sessão solene e jantar. 

Comemoramos os 141 anos de história da Voz do Operário, com a certeza de que saberemos todos, associados, dirigentes, trabalhadores e amigos, prosseguir o legado de quem sonhou este tão rico projeto.

Artigos Relacionados