Trabalho

Trabalhadores

Sumol+Compal parte para a greve

Os trabalhadores da Sumol+Compal cumprem um dia de greve em todo o país, a 12 de janeiro, em todos os estabelecimentos da empresa. No mesmo dia, realizam uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Almeirim com a presença da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

Os trabalhadores da Sumol+Compal realizaram plenários sindicais nas unidades fabris de Almeirim e Pombal e decidiram emitir um pré-aviso de greve para o dia 12 de janeiro, com concentrações à porta das fábricas de Pombal e Almeirim. Decidiram ainda, manifestar-se em Almeirim, em frente à câmara municipal, com a presença da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

Esta decisão decorre, segundo o SINTAB, “da intransigência que a administração tem demonstrado na recusa da séria negociação da carta reivindicativa apresentada pelos trabalhadores”.

Entre as reivindicações encontra-se a reformulação do escalonamento da tabela salarial, “quase totalmente absorvida pelo salário mínimo nacional” e a implementação de “perspetivas de progressão de carreira”. Sem qualquer resposta concreta da administração, estes trabalhadores já em novembro tinham deliberado “o combate à contínua precarização da mão de obra”, que acontece, segundo o SINTAB, por “recurso excessivo e injustificado à prestação de serviços externos e trabalho temporário”. Os trabalhadores contestam ainda os despedimentos coletivos dos últimos anos.

Artigos Relacionados