Local

Ciclismo

Ciclistas voltam ao Vale de Santo António

No dia 17 de Outubro de 2021, repete-se a histórica subida em bicicleta da inclinada rampa da Rua do Vale de Santo António, na freguesia de São Vicente, em Lisboa. Esta prova aberta de “Ciclismo para Todos” em formato de contra-relógio dá-se como mais um passo, segundo os organizadores, “na missão de devolver, às ruas dos bairros de Lisboa, o desporto (e o desportivismo), o entusiasmo e o convívio entre participantes, adeptos e moradores”.

Oitenta anos após a primeira prova, estreada em 1941, o Mirantense Futebol Clube e a Associação Recreativa e Desportiva “O Relâmpago” (ADRR) combinam esforços para este desafio ciclista que ficou para sempre “na memória de todos quantos nela participaram e assistiram”. A iniciativa tem ainda o apoio d’A Voz do Operário.

Tal como atestam os jornais da época, a Subida do Vale de Santo António foi, desde logo, foco de atenção e entusiasmo, por multidões dos variados bairros populares lisboetas, preenchendo as ruas e engalanando as janelas, num dia que era de festa e desporto popular.

Este ano, e com partida na Rua do Mirante, a prova consiste na subida da Rua do Vale de Santo António do início até ao seu final, na Rua dos Sapadores. O trajecto, com cerca de 1km, será de grande esforço e vai desafiar a resistência dos ciclistas devido ao íngreme declive de algumas secções da subida.

A inscrição na prova tem o custo único de 5 euros por participante e inclui a oferta de uma t-shirt, um cantil e uma mochila comemorativa do evento. As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 10 de outubro 2021 na sede do Mirantense Futebol Clube ou por e-mail em rampadovale@gmail.com.

Artigos Relacionados