Nasceu o Relâmpago, associação desportiva popular

Apesar de a sua atividade já ter tido início a meio do verão passado, de uma forma informal e quase espontânea (com jogos de futebol amador e cicloturismo), a Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” foi inaugurada no sábado, 1 de maio, com uma celebração fundacional numa rua do levantino bairro do Beato, em Lisboa.

Tratou-se do culminar de um processo associativo que já vinha a borbulhar na cidade desde 2019 e a que presidia a ideia de proporcionar o desporto, o recreio e a solidariedade para as classes populares. Ora, este projecto mostrou-se assim a público numa manhã de sol, convidando amigos e futuros associados para este encontro inaugural de animada confraternização, de carácter simbólico porém com direito a discurso, e venda de material alusivo ao clube.

O encontro teve lugar na Rua Domingos Barreiros, junto de onde nos anos 30 existiu uma agremiação desportiva de nome Relâmpago FC. Não que a ADRR se queira constituir como sua refundação, longe disso, dizem os seus fundadores, mas apenas como homenagem à sua memória histórica.

O Relâmpago FC foi um dos diversos clubes que por aquelas paragens brotaram nas primeiras décadas do século passado, fruto da junção de vontades de centenas de operários locais que por essas datas colocavam em prática pelas primeiras vezes o poder coletivo do associativismo popular, enraizado no bairro, e que a tantos deram acesso ao salutar desporto e a outras actividades recreativas, culturais, que até aí estavam vedadas às classes dominantes.

Embebidos no espírito destas experiências de antanho e com a sede que cabe a uma agremiação entusiasmada com os seus alvores – ainda não têm um local como sede própria – eis que se lançam nesta empreitada os relampaguistas do século XXI, olhando para o futuro em construção com uma secção de futebol, uma de ciclismo e outra de kickboxing, entre outras atividades já pensadas.

Para já, podem ser contactados através da sua página de instagram, até se porque se avizinha uma dinâmica campanha de angariação de sócios a partir de meados de maio.

Artigos Relacionados