Voz

Voz

Relatório e Contas aprovados

Os sócios d’A Voz do Operário participaram na Assembleia-Geral Ordinária de 25 de junho onde discutiram e aprovaram o relatório e contas correspondente ao ano de 2019 da instituição que em 31 de Dezembro de 2019, a Voz do Operário contava 5235 sócios ativos.

O documento salienta o reforço da oferta educativa abrangendo as valências de creche, creche-familiar, pré -escolar, 1.o ciclo e 2.o ciclo, com o aumento do número de inscrições, ficando o conjunto dos equipamentos com um número de frequências a aproximar-se de 1200.

Para além da Marcha Infantil, entre as muitas atividades realizadas no ano passado, o documento aprovado recorda a homenagem a Carlos Alberto Vidal, no âmbito dos 136 anos da instituição, o começo das comemorações dos 140 anos do jornal e a 3.a Gala da Voz do Operário.

Do ponto de vista económico e financeiro, o relatório e contas destaca que A Voz do Operário atingiu um volume de proveitos superior a 5,1 milhões de euros, superando em 52 mil euros o ano anterior. O resultado também foi melhor do que o registado no ano anterior, embora ainda negativo no montante de 48 mil euros, “por força do acréscimo de custos, designadamente com os trabalhadores, com mais 149 mil euros do que em 2018”.

Dado o seu caráter social, os serviços prestados pela instituição estão fortemente dependentes da contribuição das entidades oficiais, registando-se uma redução do seu peso relativo, ascendendo em 2019 a 45% do total de proveitos.

O documento aprovado recorda ainda a candidatura apresentada ao PARES, para a construção de novas instalações para a creche e pré-escolar no equipamento educativo da Graça.

No âmbito do jornal, sublinha-se o lançamento do site que permite fazer chegar mais longe as notícias da mais antiga publicação operária portuguesa em circulação.

Artigos Relacionados