As nuvens pesadas, as gentes amuadas e fugidias das gotas grossas da chuva e os poucos fumadores que se encolhem no beiral do Fórum Lisboa enganam sobre o que lá vai dentro. Os 260 delegados de mais de 40 sindicatos pulsam e relatam vitórias e também derrotas; contam avanços e também retrocessos; apresentam resultados e também novos objectivos; e sobretudo, confirmam a sua constante presença na luta e vida dos trabalhadores do distrito de Lisboa: é o XII Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa, que se realizou no final de Novembro na capital do país.

Não há holofotes, não estão os órgãos de comunicação social a explorar sangue, futilidades ou questiúnculas: apenas homens e mulheres, seres organizados, que persistem em “avançar com a luta dos trabalhadores”. Pode-se dizer que não há novidade, mas essa é a notícia. Importa que se saiba que há quem não desarme.

Uma força com futuro

Entre 2014 e 2019, aderiram mais de 26 mil trabalhadores aos sindicatos da USL, houve 1705 novos delegados sindicais, 307 representantes dos trabalhadores nas Comissões de Segurança e Saúde no Trabalho e 1857 dirigentes eleitos em 42 sindicatos.

Flash Back. E nada caiu do céu, foi a luta

Para se compreender os trabalhos do congresso é necessário recuar no tempo. Homens crescidos abraçam-se e procuram esconder a vergonha de lágrimas felizes, punhos cerrados erguem-se e gritam “vitória”. É uma multidão compacta em frente da Assembleia da República, no longínquo dia 10 de Novembro de 2015, que festeja a queda do governo PSD/CDS, um nado-morto que o então Presidente da República, Cavaco Silva, tentava impor. Estamos a uma semana do anterior congresso da União dos Sindicatos de Lisboa e a situação política dá um salto que colocará novas oportunidades e também novas exigências. Ainda na memória estão os Governos do PS, encabeçados por José Sócrates, e os famigerados Programas de Estabilidade e Crescimento que escancararam as portas à troika e à perda de salários, ao desemprego, à emigração, à destruição de serviços públicos entre muitos outros ataques. Nas emoções está a raiva aos quatro anos de Passos Coelho e do irrevogável Paulo Portas. Muitas lutas, manifestações, greves gerais e umas eleições legislativas cujo resultado negava a continuidade do PSD/CDS, mas não dava ao PS a confiança para governar. Naquele dia tinha-se conseguido a primeira conquista, depois seria, como sempre, a luta a determinar o caminho futuro.

Este foi um ponto de partida muito presente no congresso. A derrota do Governo PSD/CDS permitiu avanços, mas o governo do PS, cedendo em alguns aspectos importantes, não inverteu o fundo das opções de classe e os trabalhadores da administração pública prosseguiram com salários congelados, a contratação colectiva permaneceu bloqueada, os serviços públicos sem investimento, ao mesmo tempo que os milhões de euros continuaram a ser drenados para a banca. Ainda assim, “o aumento geral e extraordinário das reformas em 2017 e 2018; a valorização do abono de família e a eliminação dos cortes no subsídio de desemprego; no plano laboral a reposição dos quatro feriados roubados, do subsidio de natal para os trabalhadores da Administração Pública, dos reformados e pensionistas; a reposição das 35 horas de trabalho na A. Pública; a reposição dos complementos de reforma dos trabalhadores de empresas do Sector Empresarial do Estado e a reversão dos processos de privatização do Metro e da Carris” foram conquistas que a par de outras como o Passe Social Intermodal a preços reduzidos significaram melhorias importantes na vida dos trabalhadores.

O Movimento Sindical Unitário, um caso de sucesso

A realidade é diversa e a luta de classes também se dá na forma como para ela se olha e nos ensinamentos que dela se retira. Um estudo recentemente divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, estrutura de enlace das políticas económicas de países capitalistas, dá conta que Portugal é um dos países em que os níveis de sindicalização mais regrediram nas últimas décadas. Os números apresentados em bruto procuram esconder uma verdade bem mais ampla: a destruição de milhares de empresas e postos de trabalho, as alterações legislativas que atacam um dos elementos centrais da unidade dos trabalhadores – a contratação colectiva -, e a pressão e repressão que nos locais de trabalho procuram impedir a organização e luta dos trabalhadores. A verdade é que, como se apresentou no congresso, os trabalhadores continuam a encontrar razões e formas para se organizar. Os milhares de novos sindicalizados, delegados e dirigentes sindicais eleitos são uma força imensa que por mais que seja escondida e desvalorizada está presente todos os dias em milhares de locais de trabalho no distrito de Lisboa. Assim se percebe que apesar dos muitos esforços o capital continua a não conseguir destruir a força organizada dos trabalhadores em Portugal e particularmente no distrito de Lisboa.

Vidas cruzadas

A Voz do Operário e a União dos Sindicatos de Lisboa partilham os objectivos de emancipação social dos trabalhadores e são muitas as vezes que as vidas das duas organizações se cruzam. Na sede da Voz realizam-se frequentemente iniciativas do movimento sindical, tendo-se já realizado congressos da USL, a Voz participa com um espaço próprio nas comemorações do 1º de Maio na Alameda e sobretudo as duas organizações encontram-se sempre que é necessário afirmar e defender os direitos dos trabalhadores e das populações, os valores de Abril e a amizade e a Paz entre os povos.

Vários dos mais destacados dirigentes da União são sócios d’A Voz e alguns deles assumiram importantes responsabilidades na Voz. Arménio Carlos, hoje Secretário Geral da CGTP-IN e antigo coordenador da União, foi Presidente da Assembleia Geral de A Voz do Operário, cargo que hoje é assumido por Libério Domingues que coordena actualmente a estrutura sindical.

O que é a União dos Sindicatos?

A União dos Sindicatos de Lisboa é uma estrutura intermédia da CGTP-IN, criada em 1975, que desempenha um importante papel de coordenação e unificação da acção dos diferentes sindicatos no distrito e alarga a acção e influencia dos trabalhadores para além das esferas estritamente laborais.

A lógica do reforço da unidade dos trabalhadores faz com que a União congregue a acção de 44 sindicatos no distrito de Lisboa embora 12 destes não sejam filiados na CGTP-IN, mas intervenham no espaço do Movimento Sindical Unitário. Esta é uma prática estruturante da CGTP-IN e das suas organizações que tem contribuído para o alargamento e reforço da acção dos trabalhadores.

A USL concretiza um papel fundamental na organização e dinamização das grandes lutas e ao longo dos anos demonstrou-se determinante na concretização de importante lutas como as greves gerais, muitas manifestações nacionais e em processos tão exigentes como o combate ao trabalho infantil, à precariedade e ao desemprego ou a luta pela igualdade entre mulheres e homens.

Para além da acção directamente laboral a união conjuga e promove a intervenção que alarga a influencia e o papel dos trabalhadores designadamente na defesa dos direitos das populações, dos utentes dos serviços públicos, em defesa da cultura, o combate ao racismo e à xenofobia e a defesa da paz.

Nos últimos anos a União tem intensificado o seu papel na promoção da partilha de serviços e rentabilização de meios entre os sindicatos e, entre outros aspectos, avançou para a constituição de uma Casa Sindical em que estão instalados várias outras estruturas sindicais do distrito.

Claro pareceram igualmente as linhas reivindicativas aprovadas para os próximos tempos e o papel que a luta organizada dos trabalhadores terá de desempenhar para as conquista.

• Pelo emprego com direitos, combater a precariedade e o desemprego
• Pela melhoria dos salários, aumento mínimo de 90€, salário mínimo nacional de 850€ e fim do congelamento dos salários na Administração Pública.
• Generalização dos horários das 35 horas semanais e regulamentação dos horários
• Revogação das normas gravosas do Código do Trabalho e defesa da contratação colectiva.
• Melhoria dos serviços públicos e das funções sociais do Estado designadamente da segurança social, do serviço nacional de saúde, da escola pública, da habitação e do acesso e criação cultural.

Saudação d’A Voz do Operário

SAUDAÇÃO AO XII CONGRESSO DA UNIÃO DOS SINDICATOS DE LISBOA

A Voz do Operário surgiu há 14 décadas da luta dos operários contra as condições de extrema exploração e miséria a que estavam sujeitos, sempre colocando como seu desígnio a causa maior da emancipação dos trabalhadores.

A Assembleia Geral de sócios da Voz do Operário, ontem reunida, aprovou por unanimidade uma saudação calorosa e fraterna aos delegados do XII Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa, com a certeza de que do vosso debate surgirão conclusões que darão mais força à luta contra a exploração e por uma vida melhor e mais digna para os trabalhadores do distrito de Lisboa, luta essa que se afigura cada vez mais premente pelas dificuldades que se avizinham.

Lisboa, 22 de novembro de 2019

Artigos Relacionados