Voz

Natal

Natal nos espaços educativos

Trabalhadores, famílias e crianças juntaram-se nos vários espaços educativos para celebrar esta época.

Laranjeiro

Para assinalar esta época festiva, o Espaço Educativo do Laranjeiro convidou os pais a colaborarem na organização e dinamização de um Mercado de Natal. Com a ajuda de toda a comunidade educativa e um “passaporte de natal” foi possível viajar por momentos lúdicos com stands de Jogos Tradicionais, Pinturas Faciais e Atividades de Expressão Plástica.

Com os contributos dos pais, fizemos o pequeno almoço para todas as pessoas que estiveram na nossa festa. Havia também um espaço onde as famílias podiam ir buscar roupa usada e calçado que necessitassem, promovendo desta forma a reutilização de artigos ainda em bom estado. Na Quermesse angariaram-se fundos, com a venda de rifas a um preço simbólico, para aquisição de livros para a nossa biblioteca. No stand das Fotografias, as crianças e as suas famílias registaram este dia, levando consigo um pack com as suas fotos. O nosso Mercado contou com a colaboração da comunidade mais alargada, nomeadamente com a Junta de freguesia do Laranjeiro e Câmara Municipal de Almada, com a cedência e transporte dos stands

Lavradio

A nossa festa decorreu no dia 16 de dezembro, tendo sido organizada em dois momentos chave: o da manhã e o da tarde. A manhã foi dedicada a um momento cultural entre as equipas e as crianças de Creche e Pré-escolar, onde foi dinamizado um teatro pelos adultos para todas as crianças da escola. O teatro baseou-se na história Feliz Natal Lobo Mau. Foi um momento de muitas emoções.

Da parte da tarde, recebemos as famílias, onde estiveram com as crianças em sala, a construir uma lembrança de natal. Este foi um momento muito especial onde as crianças puderam partilhar um espaço que lhes é tão familiar com os pais, mães, irmãos, tios etc. No final juntámo-nos para um convívio coletivo com as equipas, as crianças e respetivas famílias num lanche partilhado. E desta forma conseguimos manter a rotina diária, proporcionando momentos de interação entre os vários elementos do grupo (equipas, crianças e as suas famílias).

Baixa da Banheira

Foi com muito calor humano e dedicação que no dia 10 de dezembro, o Espaço Educativo da Baixa da Banheira realizou, pela segunda vez, um Mercado de Natal. O mesmo decorreu no Ginásio Atlético Clube, uma das coletividades com a qual tem existido uma parceria. 

A organização do evento teve o intuito de envolver famílias, equipa e comunidade para todos vivenciarmos um momento de união. Nessa manhã, cada criança teve oportunidade de experienciar, com a sua família, diferentes atividades (pinturas faciais, decoração de bolachas de natal, construção de um cachecol solidário, chocolate/chá quente, carta ao Pai Natal, fotografias com o Pai e Mãe Natal e construção de enfeites de natal). Foi um momento de festa significativo para a comunidade, onde prevaleceu um ambiente descontraído de interação entre todos. 

Calçada da Ajuda

A Festa de Natal da Calçada da Ajuda foi, como habitual, promovida e assegurada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do espaço educativo d’A Voz do Operário da Ajuda. A festa realizou-se na Sociedade Musical Instrução Libertada e contou com a presença de praticamente toda a comunidade educativa, entre trabalhadores e famílias.

O ambiente de solidariedade e fraternidade marcou o dia, tendo todos contribuído de alguma forma para o momento. Desde os contributos para o lanche-ajantarado, feitos por cada família, até aos momentos culturais, da total responsabilidade e iniciativa dos diferentes grupos de crianças, o sentimento de união e amizade caraterizaram, mais uma vez, este tão especial coletivo.

Restelo

No espaço educativo do Restelo, a partilha de responsabilidades para o benefício comum é uma marca distintiva. Os diferentes contributos para o lanche da Festa de Natal ficaram à responsabilidade de cada família, de cada sala.

Foram organizados pequenos espaços para a realização de enfeites de natal para a escola e para cada família, com a partilha de presentes entre crianças e adultos. Foi também a oportunidade de regresso ao convívio íntimo entre famílias e trabalhadores de diferentes salas, de reavivar e celebrar memórias e do aconchego da amizade construída ao longo dos anos. O sentimento de intimidade marcou o dia de uma escola cheia, num momento há muito desejado e tão caraterístico deste espaço de aprendizagem e crescimento.

Creche da Ajuda

Na Creche da Ajuda, a Festa de Natal foi apenas mais um pretexto para o aprofundamento da ligação à comunidade que se vai contruindo. Também aqui o lanche foi totalmente assegurado pelas famílias, sendo este partilhado não apenas com a comunidade educativa, mas igualmente com os vários convidados da comunidade envolvente, desde os jovens até aos séniores da Associação Amigos do B2M. Este momento foi mais um de estreitamento da ligação entre trabalhadores e famílias, com uma participação massiva de toda a comunidade. Foi evidente o sucesso de uma festa que permitiu escoar a vontade, há muito acumulada, para se trocarem ideias, sorrisos e abraços acerca das conquistas, projetos e desejos partilhados.

Graça

Foi dia de salão cheio na Graça com a participação das famílias e dos alunos da creche, pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo. A festa juntou professores, educadores, monitores e auxiliares, que trabalharam juntos na construção e execução desta bonita iniciativa, que teve como base uma história escrita em corrente, começada pelos alunos do 2.º ciclo e continuada pelos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo.

Por sua vez, os alunos do pré escolar e do 1.º e 2.º ano do 1.º ciclo fizeram a ilustração de toda a história. A partir daí, construiu-se um guião, onde o início da história foi feito pelos alunos da creche com as suas educadoras e auxiliares, em vídeo. Esta história foi-se desenrolando a partir deste vídeo, com os alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo cantando e dançando, sempre com um vídeo de stop motion feito com os desenhos e vozes dos alunos como pano de fundo. A festa terminou com uma canção que une todos. Em uníssono, mais de três centenas de pessoas entoaram a Canção dos Abraços, de Sérgio Godinho.

Artigos Relacionados