4041, a Companhia que ligou a Revolução ao Porto

A Companhia de Comandos 4041 estava pronta para seguir para a Guiné, mas a madrugada do dia 25 de Abril de 1974, acabaria por desviá-la para o Porto, cumprindo o plano do Movimento dos Capitães, perante o impasse do Posto de Comando instalado no Quartel-General daquela cidade. Coube um papel decisivo ao Capitão Delgado da Fonseca acertando no Porto o relógio da Revolução.

O Poder de Abril

Se o poder político sucumbiu na tarde de 25 de Abril de 1974, o que aconteceu com o poder económico?

“O futuro está do nosso lado”

António Avelãs Nunes integrou, como secretário de Estado, os cinco primeiros governos provisórios, saindo do governo quando Vasco Gonçalves deixou de ser primeiro-ministro. Deu aulas de Economia Política na Faculdade de Direito de Coimbra e jubilou-se em 2009 enquanto vice-reitor da Universidade de Coimbra.

A Voz que faz Abril

A “Onde estavas no 25 de Abril?”, A Voz do Operário poderá sempre responder: a construí-lo. Brindamos aos 50 anos do ponto mais alto da nossa história numa retrospetiva em que não é clara a separação entre o caminho d’A Voz do Operário e o “D” de “Desenvolvimento” que Abril preconizou – que honra.

A banca ao serviço do povo

A decisão da nacionalização da banca aconteceu na sequência do golpe contra-revolucionário spinolista de 11 de março de 1975, assim como a criação do Conselho da Revolução. Ao longo de meses, havia notícias de sabotagem económica e financeira por parte de empresários e banqueiros. Já se falava então da nacessidade das nacionalizações e, dentro do … Continue reading A banca ao serviço do povo

A solidariedade Houthi e o apoio ocidental ao genocídio israelita dos palestinos

Desde o dia 7 de Outubro Israel já matou, pelo menos, 32.200 pessoas se tivermos em conta as pessoas que se encontram debaixo dos escombros, 12 mil dos quais crianças. Ou seja, 1 criança palestiniana é morta a cada 15 minutos. Mais de 60 mil pessoas ficaram feridas e/ou estropiadas.

Sociedade

Read More