Voz

 

 

 

 

Fundado em Outubro de 1879, o jornal A Voz do Operário, propriedade da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário, tem uma longa história ao serviço dos seus leitores. E, sem grandes sobressaltos, tem sabido acompanhar a evolução dos tempos, mantendo intactos os seus objetivos gerais: a informação rigorosa e a formação de todos aqueles que mensalmente o leem.
Nesta perspetiva, a informação prestada será pautada pelo rigor, objetividade e pluralismo, cumprindo as normas deontológicas do exercício do jornalismo e do respeito pelos leitores, sendo que a linguagem utilizada procurará ser simples, clara e acessível, identificando sempre que possível as fontes de informação.
O jornal manter-se-á apoiante ativo e defensor do movimento associativo nacional, colaborando, entre outros, com a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e com a Confederação das Instituições de Solidariedade. A Voz do Operário, órgão independente de quaisquer poderes económicos, políticos e religiosos, manterá – na fidelidade à sua origem centenária – a isenção e o rigor imprescindíveis, pugnando pela defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores em geral e das camadas mais desfavorecidas da população.
A sua intervenção terá sempre presente a defesa dos Direitos Humanos, contra todas as formas de racismo, xenofobia, exclusão social e sectarismo.

Assim, partindo destas ideias basilares A Voz do Operário publicará:

· Informação de carácter geral, tanto local, regional, nacional ou internacional, embora privilegie, em virtude de se assumir como um jornal regional na Área Metropolitana de Lisboa, o noticiário referente a esta região;

· Artigos de opinião devidamente assinados, independentemente dos quadrantes políticos de que sejam oriundos;

· Matérias diversas dedicadas à vida interna da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário;

· Em termos formativos procurará abranger variadas áreas do conhecimento humano, colocando as suas páginas à disposição de especialistas dos vários sectores.